sexta-feira, 14 de agosto de 2009

~> República Velha

O Brasil em 1889 resolve ter uma mudança que deveria ser uma ruptura. A partir dessa data,nós brasileiros somos uma república.
Mas, o que é isso? Na teoria seria a igualdade, direitos e deveres dos cidadãos, eleições... Sabemos que as coisas não funcionam bem assim, a luta de classes fica evidente nesse período(elite manda, povo trabalha).
Nossa república não teve o impacto que deveria, pois foi um movimento elitista, o povo como sempre só trabalha e não sabe o que está acontecendo e a classe média se sentia incomodada, afinal estava esquecida.
Um grupo que ficou muito poderoso foi o exército, mesmo sendo conservador e ter se tornado republicano. Sua importância fica clara com os primeiros presidentes: Marechal Teodoro e Floriano Peixoto dois militares que representam a moralidade do país.
Somos uma república por status também, república é moderna e eles querem modernizar o Brasil, hora de chamar os imigrantes europeus parar branquear nossa sociedade negra.
Começamos a era política do café com leite, onde o café tem seu papel principal nisso mostra a mentalidade da colônia dos brasileiros de ainda trabalhar com a monocultura.
Nessa época houve uma grande centralização do poder em São Paulo e Minas Gerais quem mandava eram os latifundiários e os coronéis. Mudou muita coisa? O que muda é os donos do poder, como diria Raymundo Faoro.
Nessa época a eleição era um jogo de cartas marcadas, pois poucas pessoas votavam e 4 anos era um Paulista que escolhe, e nos próximos 4 anos era um mineiro, uma imensa sacanagem, ótima república a nossa, vemos claramente o poder igual.
Só que um dia os paulistas e mineiros se desentenderam, não chegavam em um acordo. São Paulo apoia Rui Barbosa com ajuda da classe média e Minas Gerais apoia o militar gaúcho Hermes da Fonseca. Este último acabou ganhando com apoio do Rio Grande do Sul.
Hermes teve uma atitude estranha quando assumiu. Ele foi eleito com a ajuda da oligarquia mas quer desestabilizá-la. Nomeia interventores militares no nordeste, para acabar com isso. O que não vai dar certo pois quem manda no Brasil são os pequenos grupos da oligarquia, entre eles os coronéis nordestinos.
E o pior que o povo é tão ignorante que quando fazem algo para acabar com a safadeza, eles apoiam o lado oposto como ocorreu com o Padre Cícero, um coronel que o povo achava que era um santo, até hoje.
Mas isso não ficaria assim, um dos próximos presidentes quis se vingar do exército por ter tirado seu poder.
A política do café com leite está num cenário caótico, o Brasil está rachado. Os Grupos começam a ser mais e mais evidentes, as elites rurais caem enquanto a classe média urbana cresce.
Depois de tudo isso entramos na Era Vargas, com a revolução de 30 porém os donos do poder nunca mudam, e até hoje vemos isso no Brasil. A grande ruptura nunca ocorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário